Prédios Históricos
Associação Comercial do Ceará
funcionou o Hotel de Fance (quando ainda tinha 2 pavimentos ) , e posteriomente
Palace Hotel (virez)
Esquina do Passeio Público com rua Major Facundo
Cronologia do Monumento:Associação Comercial do Ceará
Criada em 1868 associada principalmente os comerciantes estrangeiros Ingleses e Franceses; seu primeiro presidente foi o Inglês Richard Hugges.Primitivamente um sobrado construído na segunda metade do século XIX pertencente a Odorico Sergismundo de Arnout , adquirido por Dario Teles de Meneses, foi demolido e construído outro no lugar. Comprado dos herdeiros de Dario Teles, por José Gentil, foi reformado para Hotel, primeiro o Hotel de France cujos proprietários eram os franceses Louis Dragaud e Louis Gonthier e o alsaciano Isidor Braun e depois o Palace Hotel, depois de alugado em 1927, recebendo mais um andar e anexando uma casa vizinha pela Rua Dr. João Moreira, na década de 40. No dia 10 de Agosto de 1971, fecha definitivamente suas portas, o tradicional estabelecimento Palace Hotel de Efrem Godim sendo o prédio vendido para Associação Comercial a 3 de outubro de 1973 é comprado o prédio pela Associação
Evolução funcional, construtiva e formal
Planta retangular e três andares com a parte menor dando para o Passeio Público, Fachada Norte, (Rua João Moreira), e a fachada mais cumprida pela Rua Major Facundo com aberturas para ambas ruas. Construído em 1890 , foi inaugurado a princípios do século XX o Hotel de France, sofrendo algumas modificações, em 1925 pasou por una reforma agregando-lhe uma casa pela Rua Major facundo e um andar a mais, na década de 1940, o prédio sofre sua última grande reforma, ocupa mais uma casa pela Rua Dr. João Moreira e transformam sua decoração exterior com vestígios de neo - classicismo.
Modificações realizadas
As modificações realizadas foram incorporando valores ao prédio ao largo de sua história e readaptando as novas funções de hotel, dando-lhe mais elegância e estilo, os detalhes construtivos chamam a atenção, detalhes de carpintaria, vitrais com caixilhos de madeira, pisos de mosaicos hidráulicos policromados, escadaria de gramde elegância, grades de serralharia e outros belíssimos detalhes. Também elevador, que ainda está em funcionamento.
Centro Histórico de Fortaleza
Muitos fortalezenses acham que fortaleza não tem mais patrimônio histórico. Pelo Contrário, a cidade tem um patrimônio muito rico, concentrado principalmente no centro da cidade. São igrejas, prédios utilizados pelo governo, museus, colégios, ou simplesmente lugares tradicionais como a Praça do Ferreira. A questão é que a maioria da população não o conhece ou não o valoriza.
Poucas construções históricas foram tombadas até agora. A maioria está a mercê da especulação imobiliária. A cada mês um prédio do início do século é destruído no centro de Fortaleza. Como diz o pesquisador Nirez, Fortaleza é "a cidade do derruba" - o povo não tem respeito pelo patrimônio histórico. São vários os exemplos de patrimônio histórico demolido, como a casa de Alberto Nepomuceno, situada na Rua Senador Pompeu, a casa de Rodolfo Teófilo, então situada na Av. João Pessoa, que foi demolida em 1985, o Antigo prédio do Liceu, na Praça dos Voluntários, etc.
"Defender o que resta, eis a questão. Fortaleza é uma cidadesem respeito ao passado, desmemoriada, indiferente ao destino detodo o belo que nos foi legado. Uma cidade submissa ao império doconsumismo e do imediatismo, permitindo a demolição de prédioshistóricos e lendários para abrir espaço a ridículos estacionamentos de carro."Blanchard Girão (1997)
Além dos grandes prédios antigos do centro, existem CENTENAS da casas que datam do início do século vinte, ou anteriores espalhadas pelo centro e bairros vizinhos. São os "primos-pobres" do centro histórico. São uma parte do patrimônio menos valorizada ainda, mas que representam uma época de Fortaleza e portanto, têm sua importância.
A empresa Oficina de Projetos S/S Ltda fez várias restaurações de construções históricas de Fortaleza e possui uma página na Internet, mostrando seu trabalho, incluindo fotos antigas das construções históricas e outras seções sobre a história do Ceará.
trabalho da equipe 8 link: http://auladecampoccbjan20093c8.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário